Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Roteiro


1ª semana:

Explicação do projeto : blog literário “ A poesia em revista”: Estudo da poética romântica.
  • Pesquisa Bibliográfica acerca do Movimento Romântico. *Tarefa para casa – semana 30/04 a 04/05.
  • Primeiras manifestações artísticas ( O sofrimento do jovem Werther, de Goethe)
  • A relação entre a vida pessoal do poeta Lorde Byron (1788-1824) e sua poesia (O que é o paradigma do herói byroniano?)
2ª semana:
  •   Leitura do quadro de John William Waterhouse (1849-1917), Chamado “A dama de Shalott” (Relação entre características do movimento Romântico/literário e a obra de arte.
  •  Construção de uma linha do tempo ( Romantismo em Portugal Sec. XIX /1825- 1865; Transição no Brasil Sec. XiX – 1808-1836; Romantismo no Brasil Séc. XIX - 1836-1881) * Tarefa de casa semana: 07/05 a 11/05
  •  Vídeo com clipes de músicas atuais que possuem características românticas: O romance romântico.

     3ª semana:
  • Inter-relação entre as artes plásticas e o Romantismo: Pesquisar as obras de Goya, Theodore Géricault , Eugene Delacroix, Auguste Rodin
  
  • Procurar reconhecer as semelhanças e diferenças entre os recursos pictórios empregados por eles, o significado do estilo que adotam. * Tarefa de casa: 14/05 a 18/05.
  • Buscar as principais obras dos artistas citados e fazer um paralelo com as características românticas.


      4ª semana:

1. A música romântica: pesquisa sobre a música no romantismo.  
    (Beethoven, Schubert, Schumann, Chopin e Liszt)
a)  Estilo das composições
b)  Características das composições da época
c)  Ilustre seu trabalho com partituras, pinturas e desenhos.
          2. A música popular romântica hoje:
a)  Escolher e reproduzir canções populares chamadas  “românticas” e fazer uma análise delas a partir das características do Romantismo.
 

b)  Comparar as canções aos textos românticos : identificar semelhanças e diferenças. *Tarefa de casa: 21/05 a 25/05.

 5ª semana:  

Álvares de Azevedo - o poeta da Lira dos vinte anos

a)      Pesquisa sobre o autor
b)      O que podemos entender com a Antítese personificada
c)      Análise do poema: “Idéias íntimas”
d)      Encontre a ironia no poema “É ela! É ela! É ela! É ela!” 
       * Tarefa de casa: 28/05 a 01/06.

        6ª semana:

a)   Comparar as poesias “Lembrança de morrer” e “O poeta moribundo” e comentar as diferenças que há entre elas no modo de encarar a morte.
 




b)  Discutir a diferença entre texto humorístico e texto satírico e apontar as poesias que podem ser consideradas exemplos de humor e exemplos de sátira.
  *Tarefa de casa 04/06 a 08/06.

7ª semana:

a) Pesquisar a obra de outros poetas românticos brasileiros da época, como Fagundes Varela, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire, e selecionar poesias que tenham características em comum com as poesias de Álvares de Azevedo.
 b) Produção de poemas nos moldes dos Ultrarromânticos.  
* Tarefa de casa: 11/06 a 15/06.
    
  8ª semana:

a)      Apresentação dos blogs pelas equipes
b)      Avaliação dos trabalhos.



Referências bibliográficas: